-
Arquitetos: Korteknie Stuhlmacher Architecten
- Ano: 2012
-
Fotografias:Luuk Kramer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Goeree Overflakkee é uma península no sul da Holanda. Aqui, o uso agrícola em pequena escala se junta às dunas. O espaçoso canteiro de obras está localizado em um dique raso na transição entre os diferentes tipos de paisagem. Olhando para o leste vemos prados e campos. Para o outro lado existem árvores varridas pelo vento e dunas. Uma família local decidiu construir uma casa para si e seus numerosos filhos e convidados para passar fins de semana e feriados.
As regras estritas de construção locais foram formuladas para preservar o caráter de pequena escala do lugar, suas construções modestas, estilos de vida e os restos pitorescos de uma paisagem cultural secular. Por isso, o projeto tenta caber discretamente em um programa muito maior do que a maioria dos vizinhos em seu entorno de forma simples, sem ostentação.
A configuração escolhida refere-se às tradições locais de construção e tipologias. Como uma tradicional casa de fazenda, é composta por vários elementos, uma casa principal paralela à rua e um grande celeiro nos fundos. Ambos os volumes são conectados internamente e oferecem uma grande variedade de espaços, escalas e pontos de vista.
O processo de construção foi organizado como uma colaboração internacional envolvendo um empreiteiro local e carpinteiros alemães. A casa foi construída com painéis de madeira maciça, envernizada com um cal transparente mantido visível.
Os jardins circundantes, terraços e paisagem serão gradualmente reconstruídos com cuidado e respeitando ao seu entorno, restaurando elementos da paisagem originais que foram parcialmente perdidos devido às obras de construção da casa e do jardim do proprietário anterior.